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Administração de Condomínios

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Fonte:(Empresas de administrações de condomínio)

Administrar é uma forma de gerir um negócio próprio ou alheio, público ou particular, melhor dizendo, exercer a função de administrar.

Na administração de condomínio existe um contrato entre as partes ( administradora e condomínio), de forma verbal ou escrito, onde são estabelecidas quais atividades irão ser delegadas à administradora, portando, pode ser um ato bilateral, exclui-se de plano a figura de gestor de negócios. Em termos gerais, a atividade de uma administradora é regulamentada pelo Código Civil, principalmente pelos artigos 653 e seguintes, uma vez que no Brasil não há uma lei específica para o setor, que exerce sua atividade como mandatário do representante legal do condomínio, isso ainda está em fase de “gestação”, e ainda um pouco distante de ser uma realidade no setor, restando ao síndicos e condomínios tomarem cuidados mínimos na contratação de administradores. Ainda não há normas cogentes específicas para administradoras de condomínios, da relação com seus clientes e quais os requisitos mínimos para uma empresa ser considerada especializada em administração de condomínios.

Uma administradora de condomínios inclui vários serviços, como servir assessoria jurídica, prestação de contas, serviços de manutenção predial, recursos humanos e contabilidade, compras e serviços para trabalhos específicos, além de executar também as atividades do síndico, contratando pessoal, preparando a previsão de despesas, prestando contas, elaborando folhas de pagamento e outras atividades. Uma administradora de condomínio cobra um valor percentual sobre a arrecadação do condomínio, como remuneração pelos serviços realizados, entretanto uma administradora de condomínio também é capaz de manter um equilíbrio judicial, legal e harmonioso. Além de orientar os síndicos e as partes envolvidas, uma administração de condomínio torna o convívio mais possível e harmonioso, servindo como ponte entre o edifício e os órgãos legais de fiscalização do país.

De modo geral, uma administração de condomínio se dá por meio de órgãos, sendo:assembléia geral, síndico (que por vezes conta também com a atuação dos subsíndicos, quando assim dispuser a convenção de condomínio) e conselho, sendo assim é interessante ressaltar que a assembleia geral dos condomínios é definida pelo órgão, onde irá ser definido o rumo do condomínio.

Como é feita uma administração de condomínio

Existem diversas funções para serem realizadas por uma administração de condomínio, uma delas é compreender e ajudar o síndico na prática das atividades de um edifício, orientando sobre aspectos legais e dando suporte às atividades administrativas como elaboração de folha de pagamento e realização dos mesmo, contabilização das receitas e despesas do prédio, emissão de boletos de pagamentos do condomínio, realização de prestação de contas mensais e outras atividades secundárias, como emissão de multas, circulares e advertências, orientação sobre a Convenção do condomínio e outras funções de uma administradora de condomínio.

Porque contratar uma empresa de administração de condomínio?

Tarefas que são realizadas por um síndico não costumam ser muito agradáveis.

Manutenção de prédio, reunião de condomínios, questões contábeis, reclamações e administração de funcionários são tarefas que dão dores de cabeça.

Nesse caso, muitas empresas vêm ganhando espaço no mercado como administradora de condominios, empresas essas que prestam total assistência ao síndico e aos moradores e por esse fato, a procura tem aumentado cada vez mais. Contratar uma empresa de administração de condomínio é uma maneira eficaz de resolver os problemas internos de um condomínio.

 

Fonte:(Administração de condomínios)



O que você precisa saber antes de contratar uma empresa de administração de condomínio

Antes de contratar empresas de administração de condomínios é necessário sempre avaliar alguns pontos e pesquisar sobre a empresa, veja algumas dicas de como contratar um especialista em administração de condomínio abaixo:

  • Consulte sempre mais que uma empresa, de preferência indicadas por síndicos e condôminos satisfeitos;
  • Tenha cautela em relação à contratação, ou seja, pesquise o nome dos sócios, veja se há ações criminais ou civis;
  • Peça à empresa as Certidões dos Distribuidores de Processos Cíveis, Criminais e Trabalhistas, tanto da pessoa jurídica como dos sócios ou proprietários das empresas de prestação de serviços;
  • Peça uma lista de prédios administrados pela empresa e, se possível, procure saber se o condomínio está satisfeito com os serviços da administradora;
  • Visite a empresa pessoalmente antes de contratá-la;
  • Verifique com quais bancos a empresa trabalha e quem são os seus sócios;
  • Dê preferência a empresas que têm sede própria;
  • Verifique os bens que estão em nome da empresa;
  • Verifique se o administrador, caso seja autônomo, ou se a empresa administradora é inscrita no Conselho Regional de Administração, se possui CRECI (número de inscrição obrigatória no Conselho Regional de Corretores de Imóveis), e se é filiada a entidades do setor (AABIC, ABADI).

A importância de uma administração no condomínio

Uma empresa de administração de condomínios oferece muitas facilidades aos prédios de qualquer cidade, já que a empresa que é contratada irá fazer toda a parte burocrática do serviço. Por isso, contratar uma empresa para administrar um condomínio se torna uma opção prática e eficaz para os prédios, que podem contar com diversos benefícios.

Uma administração de condomínios tem como função não só assistir ao síndico, conselheiros e o próprio condomínio, a função de uma empresa de administração de condomínio é levar segurança, eficiência e eficácia. São disponibilizados suportes tributários, financeiros e contábeis, assistência e gestão especializada no âmbito Trabalhista como contratação, acompanhamento e desenvolvimentos funcionais, assistência na manutenção predial, além de acompanhar o sistema previdenciário, civil, consumerista, contratual e ainda gestão das prestações de serviços contratados como, assistência nos reparos necessários, como conserto de portões eletrônicos, elevadores, conservação e limpeza, fazer controle de dados e gestão da informação, redução de custos, otimização das receitas e muitas outras funções. Uma administração de condomínio oferece muitos benefícios para o contratante.

Um síndico poderá trabalhar de uma forma mais segura e terá uma função diferente, sem ter que se preocupar com a administração direta como a contabilidade, planejamento financeiro e pagamento de salários. Além de ter uma redução da inadimplência, isso porque a gestão será conduzida por profissionais capacitados e experientes.

Serviços oferecidos por uma administradora de condomínio

  1. Gerenciamento dos arquivos documentais
  2. Controle do cadastro de proprietários.
  3. Atendimento (pessoal/telefônico) de condôminos com fornecimento de informações, soluções de problemas, etc..
  4. Disponibilização de banco de dados na INTERNET (serviço geralmente cobrado à parte).
  5. Controle dos mandatos do Corpo Diretivo – Síndico e Conselho Consultivo.
  6. Serviço de malote para a retirada e entrega de correspondência no próprio Condomínio.
  7. Assessoria às reuniões do Corpo Diretivo (quando realizadas fora do horário de expediente da empresa será cobrada à parte).
  8. Emissão e distribuição de cartas, circulares, editais de convocação e atas das assembleias Gerais.
  9. Presença nas assembleias (qualificação e controle das presenças, esclarecimento de dúvidas e redação das respectivas atas) – serviço geralmente cobrado à parte.
  10. Transcrição das atas no Livro próprio e registro no Cartório de Títulos e Documentos
  11. Coleta de orçamentos de obras e serviços que se fizerem necessários
  12. Atendimento a fornecedores de materiais e serviços
  13. Elaboração das planilhas de concorrência e acompanhamento financeiro das obras e serviços
  14. Gerenciamento do seguro de incêndio (obrigatório) e de responsabilidade civil (controle do vencimento da apólice, coleta das propostas para a renovação, análise e encaminhamento das mesmas ao Síndico para a deliberação)
  15. Acompanhamento da liqüidação de sinistros.
  16. Gestão da situação/manutenção dos equipamentos de segurança, levando-se em conta as normas do Corpo de Bombeiros, a legislação municipal (CONTRU) e as normas técnicas da ABNT, a saber:
  • Validade e renovação do AVCB – Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros;
  • Certificado de Manutenção emitido pelo CONTRU (edifícios comerciais);
  • Vencimento das cargas dos extintores de incêndio;
  • Testes hidrostáticos dos extintores;
  • Hidrantes e registro de recalque do Corpo de Bombeiros;
  • formação e treinamento da brigada de prevenção e combate à incêndio;
  • Sinalização de segurança;
  • Sistema de alarme;
  • Sistema de iluminação de emergência;
  • Grupo gerador de energia elétrica;
  • Sistema de detecção de fumaça;
  • Portas corta-fogo;
  • Corrimãos;
  • Escada de emergência e rotas de fuga;
  • Sistema de pára-raios (medição ôhmica e abrangência do sistema);
  • Instalações elétricas e controle de demanda das cargas instaladas;
  • Sistema de sprinklers;
  • Aplicação da legislação municipal referente aos deficientes físicos.
  1. Administração de locações de espaços/áreas comuns do edifício (lajes de cobertura, fachadas, etc.) – serviço cobrado à parte na base de 5% da receita auferida pelo Condomínio.
  2. Controle e atualização do CNPJ do Condomínio. Eventual regularização decorrente de problemas incidentes em gestão anterior a nossa, será cobrada à parte, com preço submetido à prévia concordância do Síndico.
  3. Gestão dos contratos de conservação e de manutenção: a) elevadores, b) porteiros eletrônicos, c) centrais telefônicas, d) antenas coletivas, e) áreas ajardinadas, f) portões automáticos, g) conjunto moto-bombas, h) aquecimento central, i) ar condicionado central
  4. Vistoria técnica periódica nas instalações e áreas comuns com emissão de relatórios, ilustrado com fotos quando for necessário. As vistoria são realizadas sem nenhum ônus para o Condomínio através da nossa associada Techview Engenharia.
  5. Assessoria nas áreas de engenharia, arquitetura, paisagismo e decoração. Como essa assessoria é terceirizada, a elaboração de projetos ficará sujeita à aprovação prévia do respectivo orçamento.
  6. Diligências junto à concessionárias de serviços públicos, cartórios e repartições públicas para obtenção de parcelamentos, certidões, etc. – serviço geralmente cobrado à parte
  7. Gestão de contratos de prestação de serviços terceirizados: a) serviços de vigilância patrimonial b) monitoramento de segurança 24 horas e sistema de proteção perimetral c) serviços de limpeza d) serviços de portaria
  8. Controle da manutenção das áreas de recreação: salão de festas, salão de jogos, piscinas, salão de ginástica, home theater, quadras poliesportivas, pistas de corrida, etc.
  9. Controle e cobrança dos aluguéis pelo uso do salão de festas, de churrasqueira, gazebo, etc.
  10. Controle/emissão de gráficos referente aos consumos de água/esgotos, de energia elétrica e de gás (são anexados às pastas mensais de prestações de contas).
  11. Controle dos acessos (emissão de crachás, livros de anotações, etc.).

Onde encontrar uma empresa de administração de condomínio?

A empresa Dinâmica Gestão Imobiliária é especializada em Administração de Bens e Condomínios. A empresa está no mercado desde 1992, oferecendo inovações de sucesso e uma equipe de profissionais experientes e qualificados para atender os clientes da melhor forma, com eficiência e prática.

A empresa conta com sistema de trabalho totalmente informatizado, fazendo uso dos melhores softwares integrados da área de gestão administrativa, financeira e de pessoal, possibilitando assim a execução dos trabalhos com maior eficiência, rapidez e confiabilidade.

A Dinâmica Gestão Imobiliária disponibiliza aos clientes um Portal de Serviços 24 horas na internet, onde por meio de senha individual, informações completas sobre sua gestão, sendo nele publicadas as três últimas edições da prestação de contas, regulamento interno, convenção do condomínio, emissão de 2ª via de boleto online, atas de assembléias e diversas outras funções que são facilitadas, que servem para dar maior clareza e transparência nos serviços prestados na administração dos condomínios.

Conheça alguns serviços oferecidos pela Dinâmica Gestão Imobiliária

Administração Contábil e Financeira

  • Previsão Orçamentária;
  • Demonstrativos Financeiros;
  • Gestão Financeira;
  • Emissão de Boletos.

Administração Local

  • Inspeção de Qualidade;
  • Malotes de Correspondência.

Departamento Jurídico Próprio

  • Assessoria Permanente;
  • Inadimplência;
  • Reclamações Trabalhistas.

Assessoria

  • Assessoria Permanente
  • Banco de Dados: Fornecedores e Serviços;
  • Inadimplência;
  • Assembléias;
  • Taxa de Administração.

Entre em contato e conheça um pouco mais dos serviços oferecidos oferecidos pela Dinâmica Gestão Imobiliária.

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